Comentários

(19)
Manoel Braga, Advogado
Manoel Braga
Comentário · há 7 anos
Vejamos a contradição desse tema:

A exigência do exame da OAB para o execício legal da advogacia, anularam com a figura do rábula do rábula. e na promulgação da lei
9037/96, lei que instituiu a Arbitragem - hoje alterada pela Lei nº 13.105/15) do novo CPC, oficializando o juiz leigo com poderes de decisões de um juiz togado no exercício da sua função de Juiz Arbitral para dirimi conflitos.

Pergunto: se existe na lei o poder de julgador auferido a um Juiz leigo, sem nem mesmo ter frequentado uma universidade, onde fica a obrigatoriedade do exame da OAB, sabendo que as sentenças arbitrais tem o peso de um Juiz togado.

Se alguns dos comentaristas dessa matéria puderem me esclarecer sobre essa controvérsia, favor me ajudar a esclarecer tamanha dúvida sobe a exigência legal do exame da OAB.

Manoel Braga
Jornalista
MTB 01.249 DRT/ES
ABI 462/DF
Bacharel em direito, formado pela UFF
1
0
Manoel Braga, Advogado
Manoel Braga
Comentário · há 7 anos
Falo por mim! Antes da exigência do exame da OAB, lustres e incomparáveis causídicos, figuraram a ferramenta do exercício legal da advogacia, representaram seu papel de advogado brilhantemente com maestria, torraram-se conhecidos interacionalmente com destaque pelas suas atuações dentro do direito lega, seja elas em qualquer área das matéria dos direitos.
Observamos, que; nunca fizeram exame da OAB e nem por isso deixaram de ser exímios advogados, que o diga Ruy Barbosa (in memória).
Cito meu exemplo; me formei em direito pela UFF "Universidade Federal Fluminense" em 1972 e nunca me registrei na OAB, nem por isso, deixei de me manter 100% atualizado. Optei pela carreira de jornalista, na qual labuto até os dias de hoje, mais sempre que meus colegas precisaram de minha colaboração em peticionar em processos criminais e cível, faço-o prazeirosamente pelo simples prazer de servir.
Com isso, os novos bacharéis em direito não deixarão de serem brilhantes no exercício da advogacia por não te feito exame da OAB.

Hoje, após longos anos debruçados em códigos, em custos altíssimos financiando seus estudos, sejam em faculdades públicas ou privada, todas gerem despesas com livros caríssimos, e depois ainda vem mais despesas com a colação de grau, taxas de inscrição na OAB (exame da ordem) despesas com solenidades no recebimento a suas credenciais, e mais anuidades.

Ao meu ver, milhares de advogados se formam anualmente, e sem ter condições financeiras para custear as exigências do famigerado exame da OAB, ficam impedidos de exercerem a profissão de advogados.

Pergunto eu; isso e legal?, respondo, isso não e legal, visto o que a OAB arrecada com essas exigências, milhares de C$ alegando que essas verbas são para manter a OAB em funcionamento, advogados espertalhões e com boa oratória, se travestem de presidentes das sub seções da OAB em todos os estados brasileiros, deixando de exercerem suas funções reais da labuta diária de um bom advogado. Na verdade o que querem mesmo e usufruir do status,destaque de de presidente que lhe revestem os cargos, quem perde com isso?

Perde, a sociedade em não mais ter um brilhante advogado exercendo a sua defesa, perde os bacharéis que não possuem recursos financeiros para custear todas as despesas impostas pelas OAB Brasil a fora, perde o judiciário, por não contar com excelentes profissionais manipuladores dos direitos, em fim, perdemos todos nós.
1
0
Manoel Braga, Advogado
Manoel Braga
Comentário · há 7 anos
1
0
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros advogados em Vitória (ES)

Carregando